Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor
Autor

Livro Fatos e Delírios
Hechos y delirios

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poesias - Crônicas
Poesias - Crónicas

Índice
Índice

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Artigos
Artículos
Meu nome é Senha - José Fonseca Filho

11/12/2022 00:00




­
Meu nome é Senha

Por José Fonseca Filho ***
Foi a tonalidade de voz mais marcante e extraordinariamente singular em nosso Brasil. Similar não houve. Silenciada precocemente, apesar de muitas milhagens percorridas em temporadas musicais, de ardente fulgor e grandes exibições. A lembrança dessa eterna jovem destacou-se por várias décadas. E jamais deixará de existir, de variadas formas e tonalidades.
Não poderia ela se furtar ao apelo do Bom Deus para integrar o coral dos anjos nos céus, que além do Natal se apresenta em oportunidades diversas. Saudação à delícia da vida entre os homens, mulheres e crianças, animais e todos os seres vivos. Essa é a vida que Deus nos deu para desfrutar. Um verdadeiro paraíso, ao qual nem sempre correspondemos.
Seguimos até os tempos atuais, de constantes alterações no nosso modo de vida e comportamento, quando a comunicação e o entendimento entre as pessoas passa a dispor de novos elementos. Não basta falar ou cantar, apenas soltar as palavras.
Todo o novo aparato verbal e linguístico é definido e citado mediante um sistema designatório inovador. O objetivo dos pensadores é o de facilitar a comunicação diante do exagero de letras, acentos, números, simbolismos e iniciativas inovadoras no campo da comunicação em novos padrões.
Os gênios da cibernética criaram então as senhas, com as quais simplificaram e codificaram letras e números, deixando a impressão de que a questão estava resolvida. Absolutamente.Tudo passou agora a ser identificado por uma senha de letras e números. O problema é decorá-las, gravá-las na memória.Trocar-lhes os números, em caso de perda, ou de esquecê-los.
As pessoas hoje dependem de suas senhas para absolutamente tudo que precisam fazer. E ainda acrescentar aplicativos de todotipo. Existe a senha do cartão de crédito, CPF, facebook, instagram, whatzap, cartão da loja, identidade, título eleitoral, cartão de crédito, computador, da Fifa, da CBF, celular, jazigo da família, mensalidade dos colégios, boteco preferido, e mais dezenas de números de cada milhar de senhas.
?Sua senha, por favor?? é o que mais se escuta hoje nas relações pessoais ou de negócios, em todas as atividades.Tem a senha da oficina? E a do site? Esqueceu, terá de criar outra.
- Não pode ser uma senha para várias funções? Ninguém consegue guardar uma para cada objetivo, diz o cidadão.
- É só ir ao caixa eletrônico ou ao banco e fazer outra. Muito simples, responde o funcionário.
- Simples não é. E não podemos depender de uma senha que a gente esquecevárias vezes.
O cliente passou uma hora no banco e não conseguiu fazer nada do que precisava. Perdeu a senha e não conseguia fazer outra.
Irritado, foi a um departamento do Tribunal de Justiçae se queixou da burocracia ao titular da jurisdição. O atendente deu-lhe razão, disse que conseguiria resolver seu problema. E pediu-lhe:
- Me passa sua senha, por favor.!
Seguiu-se um forte soco na mesa e o requerente foi embora.
Enquanto o cidadão precisava cumprir suas obrigações ditas legais, nos domínios do Bom Deus a situação jamais havia sido tão agradável.Amor, alegriae confraternização. Música, e suave. A nova integrante, incorporada ao grupo do céu e que trouxera tantas canções inebriantes, já era identificada pelo nome, do qual não fazia segredo:
"Meu é nome é Gal..."
Os portadores do símbolo dos novos documentos resolveram responder aos cantos celestes, buscando solução para suas dificuldades.
"Meu nome é Senha..."
Perceberam que maisdo que seres humanos,hoje não passam de uma senha, extremamente maleável e dificilmente recuperável, quando perdida.
Obs: Se quiser rever o texto, digite sua senha.

** José Fonseca Filho , jornalista e pre-poeta
Imagem - Pinterest


[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2024