Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor do Site
Autor del Sitio

Crônicas
Crónicas

Contos e Poemas
Cuentos y poemas

Artigos
Artículos

Escritores e Artistas
Escritores y Artistas

Índice
Índice

Links
Links

Contato
Contacto

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Crônicas
Crónicas
Severo enriqueceu literatura e cinema - Guillermo Piernes

04/10/2021 00:00




Severo enriqueceu literatura e cinema 

Por Guillermo Piernes *­

Com seus livros, roteiros e produção José Antônio Severo contribui muito para a realização de vários filmes que enriqueceram o gênero histórico cinematogrâfico do Brasil, misturando magistralmente fatos e ficção. Severo conquistou dois prêmios Kikitos no prestigioso Festival de Gramado.

A seguir sinopses de livros e filmes:

A invasão:

É o relato da intervenção brasileira em Angola, realizada em comun acordo com o líder comunista Agostinho dos Santos, para a expulsão das tropas cubanas, lá instaladas desde a Libertação em 1975...sem perder suas características de ficção, é um impressionante vôo ao futuro...tem o seu fascínio e o seu mundo articulados com rara habilidade pela poderosa imaginação do Autor.

A guerra dos Cachorros:

De repente, os cachorros saem da calma rotina de vagar pelas ruas de São Pulo em busca de uma lata de lixo pra aplacar a fome, e passam a matar...hordas de cães furiosos assolam a marior cidade do país, causando centenas de mortos...É uma história alucinante, contada com maestria, capaz de conquistar o leitor na primeira página e envolvê-lo no ritmo vibrante da narrativa . 

Netto perde a sua alma:

Antônio de Souza Netto é um general brasileiro que é ferido em plena Guerra do Paraguai e está se recuperando no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor, como o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontrar um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo com quem lutou na Guerra dos Farrapos, ocorrida algumas décadas antes. Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo de Lanceiros Negros, além do período em que viveu no exílio no Uruguai.
Netto e o domador de cavalos:

O coronel Netto, um veterano militar dos pampas gaúchos, pretende criar sua própria república rio-grandense. No entanto, seus planos separatistas podem se complicar enquanto ele vaga pelos campos uruguaios já que seu velho amigo, o domador de cavalos, Torres, está preso em um forte militar, acusado de crimes que não cometeu.
Os senhores da guerra:

Julio e Carlos são irmãos. Amigos, cultos, ricos, são separados pela Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Julio é prefeito, está com os primeiros, enquanto Carlos é revolucionário, maragato. As ideias são opostas, mas o sangue é o mesmo e a prova se dá em uma grande batalha. Adaptação do livro de José Antonio Severo.

Rios de Sangue:

É um filme sobre a história das fronteiras entre os países do Mercosul: Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. De 1767 a 1870 entre armas e sangue, período em que se afirmou o movimento para a criação e consolidação dos Estados-Nação e veneração de seus símbolos, como a bandeira, hino, tradições, entremeada com a história familiar e pessoal do General Osório.

* Guillermo Piernes* - Jornalista e escritor
Cartaz do filme Os Senhores da Guerra


[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2021