Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor do Site
Autor del Sitio

Crônicas
Crónicas

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poemas
Poemas

Escritores e Artistas
Escritores y Artistas

Índice
Índice

Links
Links

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Crônicas
Crónicas
Livro prova que a crônica não morreu - Guillermo Piernes

24/05/2022 00:00





Livro prova que a crônica brasileira não morreu 

Por Guillermo Piernes **

O livro Pandemônio, organizado por Ana Karla Dubiella, é um encontro inusitado entre grandes cronistas brasileiros, escritores consagrados em outros gêneros e novos talentos para mostrar que a crônica nacional não morreu.

Pandemônio e uma coletânea de crônicas sobre a pandemia que terá primeiro lançamento em Fortaleza em 2 de junho, às 19h, no Café Couture.

O ano que abalou o mundo e não terminou (2020) é visto com sensibilidade, arte, indignação, poesia e humor por 33 autores, entre eles, Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Ana Miranda, Lira Neto, Zuenir Ventura, Carlos Eduardo Novaes, Xico Sá, Nélida Piñon, Humberto Werneck, entre outros.

"A idéia nasceu da necessidade de dizer aos críticos literários que a crônica nacional não morreu, ao contrário. E também de unir em uma só vitrine jovens escritores e nomes importantes de nossa literatura", afirma a organizadora do livro Pandemônio - Cronistas Brasileiros do Séc. XXI- , Ana Karla Dubiella, uma das maiores intelectuais cearenses da atualidade.

Ana Karla é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (RJ), professora do Centro Universitário UNINTA/EAD. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1986), especialização em Estudos Literários e Culturais (UFC/2005), Especialização em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (Uninta) e Mestrado em Literatura Brasileira (UFC/2009).

A organizadora é autora dos livros A traição das elegantes pelos pobres homens ricos - uma leitura da crítica social em Rubem Braga ,lançado pela Editora da Universidade Federal do Espírito, Um coração postiço - a formação da crônica de Rubem Braga, A vitória do trabalho, e teve uma carreira de sucesso como jornalista antes de mergulhar na literatura.

A qualidade dos cronistas e da organizadora é uma importante contribuição a cultura, ao mostrar a força das boas crônicas. Eu tive o privilegio de tratar bastante a Ana Karla, muitos anos atrás quando se destacava nos jornais de Fortaleza, sempre brilhando por seu pensamento ágil e atitudes solidárias.

Eu também tive o privilegio de ser filho de um dos maiores cronistas da Argentina, Justo Piernes, e por isso somente posso desejar o máximo sucesso a obra que resgata um gênero importante para relatar a história grande e os pequenos momentos importantes, com agilidade, inteligência e sensibilidade.

** Guillermo Piernes - Jornalista e escritor
Foto de Ana Karla Dubiella - O Povo de Fortaleza 


[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2022