Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor
Autor

Livro Fatos e Delírios
Hechos y delirios

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poesias - Crônicas
Poesias - Crónicas

Índice
Índice

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Artigos
Artículos
Bbbb23: Bobagens, besteiras, banalidades - José Fonseca

15/02/2023 00:00




­Bbbb23: Bobagens, besteiras, banalidades  
Por José Fonseca Filho **
O programa BBB Brasil é um insulto à população brasileira instruída e uma agressão às pessoas de limitada educação. Indefesos, sem capacidade de discernimento. Todo tipo de idiotices e criatividade doentia é apresentada ao público como se fosse um programa de variedades de alto nível.
O programa é considerado tão espetacular pela emissora que ousa produzi-lo há 23 anos, alcançando público maior do que as missas dominicais católicas assistidas pela população do país. Os apresentadores são pretensos (as) gênios da comunicação e da simpatia, embora nenhum deles (as) disponha honestamente de tais qualidades. Na funçao basta sorrir e provocar candidatos a heróis.
O programa vive da pretensão de seus criadores e patrocinadores, os quais a ele se referem como se fosse uma das grandes atrações do lazer nacional. As tarefas dos atletas mulheres, homens e outros, se destacam pela permissividade doentia. Os prêmios pagos a tais vencedoras (es), considerando-se o número de disputantes e os valores publicitários utilizados, equivalem quase a grandes prêmios de loteria.
A volumosa propaganda dos patrocinadores cria vencedores apresentados como pessoas da mais alta qualificação física, moral, intelectual e atlética capaz de disputar olimpíadas. As tarefas que os BBBs cumprem são ridículas. Mas todos se animam em participar da rendosa brincadeira.
A sobeja anda circulando forte, instilada nos participantes. Brincadeiras idiotas e estúpidas pouco se viu antes na TV brasileira. Os vencedores são apontados como heróis nacionais, exemplos para a juventude. É um programa prejudicial aos brasileiros, que se desviam de suas obrigações para tentar os ganhos fáceis e a prática de atos inúteis no programa.
O atual apresentador teve a petulância de anunciar um dos últimos programas da série com esta ousadia: "Neste momento, em que as atenções de todo o Brasil estão voltadas para o BBB...." Faltou a pesquisa sobre televisores ligados em outras atrações. E um pouco de humildade de quem comanda aquela esbórnia.
O programa é tão famoso, e a ele são atribuídas tantas qualidades que até o diretor de produção da emissora, o Boninho, aceitou participar de uma das apresentações. Isso também era inédito na televisão brasileira. O diretor adorou sua performance e saiu de cena para arriscar gracinhas em outro programa de tipo parecido, na pobreza de espírito.
Os excessos brutais da contenda, os toques picantes dos casais ali formados e pretensamente sensuais levam à supervalorização dos falsos valores e dos participantes. Classificados pela emissora como grandes promessas de artistas, a maioria abocanha muito dinheiro e vai gozar das vantagens que a emissora ofertou-lhes.
Casais são artificialmente formados, disputas bobas estimuladas, dormitório comum a todos, lençóis espalhados, roupas as mais extravagantes possíveis, e mulheres decotadas dando o toque supostamente sensual. Uma verdadeira zona. Todas as emissoras da rede Globo fazem a divulgação diária do programa, repetitivamente.
Em seu prestigiado Jornal Nacional, da TV Globo, o apresentador William Bonner destaca as notícias mais importantes do dia:
"Boa noite senhoras e senhores:"
"O presidente Joe Biden recebeu hoje o presidente Lula na casa Branca para debater problemas da Amazônia e da democracia."
"Conselho Deliberativo do BBB Brasil decide amanhã se o candidato Zé da Cuica será enviado para o Paredão".
Basta, basta, basta, Brasil.
 **José Fonseca Filho é jornalista

Imagem - Terrifier II 


[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2024