Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor
Autor

Livro Fatos e Delírios
Hechos y delirios

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poesias - Crônicas
Poesias - Crónicas

Índice
Índice

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Poemas
Poemas
Corra! O mundo acaba (I) - (Crônica) - José Fonseca

25/04/2023 00:00




­­Corra! O mundo está se acabando ( I )
Por José Fonseca Filho **

Em Blumenau, um homem de 25 anos invade creche e a golpes de machadinha mata 4 crianças, entre 4 e 7 anos de vida. Dias antes, em São Paulo um jovem de 13 anos entra na sala de aula de uma escola pública e assassina, com várias facadas, uma professora de 71 anos. Ela amava seus alunos e dedicava sua vida à educação.

Ambos merecedores da pena de morte, caso existente no país. Independente das idades. Loucuras que fazem os humanos imaginarem que nosso adorado mundo pode estar chegando ao desespero. Ou quase perto do fim, dados os absurdos verificados nos últimos anos.

O mundo pode estar se acabando, ele próprio e seus oito bilhões de habitantes. Devido à insistência de crimes, ameaças de guerras, fome, miséria, pobreza, criminalidade, corrida armamentista, intempéries, riscos de guerra nuclear, difusão de drogas. E outros riscos não lembrados.

O presidente Biden apelou mais uma vez pedindo ao Congresso a aprovação de leis rigorosas que impeçam a livre venda de armas e munições à população. Incluídos os jovens. Nos EUA vendem-se armas livremente. No Brasil, ao contrário, um ex-presidente liberou a venda de armas e munições. Em poucos meses cresceu o nível da criminalidade no país.

Há poucos anos um policial branco americano pressionou com o joelho a garganta de um negro deitado, detido por suposta irregularidade. Ele morreu e seguiram-se protestos violentos nas ruas, em repercussão mundial. Morreu balbuciando que não conseguia respirar. Os policiais não se incomodaram e assassinaram George Floyd. Tais agressões se consolidam no país mais desenvolvido do mundo.

Graças às atitudes de dirigentes inconsequentes de vários países e do terrorismo internacional nosso planeta continua sendo pressionado, assim como seus 8 bilhões de habitantes. Cientes de que neste caso a Terra dificilmente resistirá à potência dos impactos atômicos. Arrisca-se a sobrevivência da população e nossa civilização desaparece.

O principal promotor dessa estúpida atitude é o presidente Putin, que depois de arrasar a Ucrânia anseia por uma conflagração mundial. Com o apoio do presidente Lukashenko, ditador truculento de Belarus e seguidor de Putin, o ditador russo mandou instalar artefatos nucleares russos em seu território. Enquanto isso, a maioria da população ucraniana morre nos bombardeios ou está refugiada em outros países.

Outra ameaça à humanidade. Na Coréia do Norte manda um ditadorzinho baixote e gordinho que se diverte brincando de tiro ao alvo com mísseis nucleares no mar do Japão e áreas limítrofes, como a Coréia do Sul. Ocorrendo acidentes na área será mais uma probabilidade de situação explosiva de armas nucleares. O ditador leva sua filha menor para assistir os lançamentos dos mísseis do papai.

Há mais ameaças rondando o mundo. Em Israel o repetido presidente Netanyahu quer reformar a Constituição do país de modo a se transformar no seu grande comandante, sem contestação. Para isso ignorando o Judiciário e o Legislativo e ficando o Executivo local sob seu comando, com poderes absolutos. Os israelenses estão reagindo bravamente ao abuso.

Esta sempre foi uma área historicamente conturbada do Oriente Médio. Os combates entre palestinos e israelenses se eternizam, assim como os disparos de mísseis entre os dois grupos. O Muro das Lamentações sempre ocupado pelos esperançosos que rezam pela ocorrência de algum milagre da pacificação entre os dois povos. Breve vão colocar algumas escadas no muro para que todos efetivamente possam fazer suas preces.

As grandes potências estão perdendo vantagens para a que se afigura como a maior de todas. Os Estados Unidos podem manter a supremacia ainda por um bom período, enquanto a Rússia é retrógrada, dá prioridade às armas e continua em relativo atraso social e econômico. Além do regime autoritário de Putin sobre a população subjugada de seu país.

O presidente Biden admitiu publicamente ser possível um conflito nuclear dos Estados Unidos com a Rússia e a China. Se esta terrível guerra acontecer, provavelmente pouco vai sobrar de nossa linda Terra que Deus nos deu.

A China será a maior potência do futuro próximo, com população de 1,5 bilhão e economia brilhante. O presidente Xi Ginping foi reeleito 3 vezes, fala pouco e sorri menos. Mas está assustando o mundo e se fazendo entender. É um país em franco processo de aproximação com o Brasil.

O pecado mais calhorda e espantoso do mundo no recente período foi escondido do gênero humano pelos seus praticantes. Padres, sacerdotes, autoridades eclesiásticas e similares dedicando-se ao crime de estupro contra jovens religiosos. Inacreditável, mas aconteceu e provocou vergonha - mas pouca punição - na Igreja.

(Continuará...)

José Fonseca Filho é jornalista
Imagem - Game Art Studio


[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2024