Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor
Autor

Livro Fatos e Delírios
Hechos y delirios

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poesias - Crônicas
Poesias - Crónicas

Índice
Índice

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Poemas
Poemas
Noel Carlos - (Crônica) - José Fonseca Filho

13/12/2023 00:00




­Natal com Noel Carlos

de José Fonseca Filho **
 
Há anos a festa de fim de ano brasileira tem um personagem exclusivo nas comemorações natalinas. Não usa roupa vermelha, não carrega saco com presentes e tem uma bela voz. O que ele sempre repete nessas ocasiões, com emoção é "que prazer enorme estar aqui com vocês".
Realmente, faz muito tempo que Roberto Carlos, cantor por natureza, tornou-se o personagem principal do fim de ano brasileiro. Canta praticamente as mesmas músicas, pois seu repertório é limitado. Ele aparece na maior rede de televisão do país, e se apresenta com sua roupa de sempre: todo vestido de branco.
Esse Papai Noel diferenciado não usa roupa vermelha nem é barrigudo. Também não ostenta uma vasta cabeleira e nem uma enorme barba branca, como o bom velhinho. Na verdade, sua cabeleira é preta, de cachos de fios jogados estrategicamente sobre a testa, o que é um dos atrativos de
sua fisionomia. Garantida pelo laquê que não permite eventual desordem capilar. Os fios ficam obedientes jogados sobre a testa, onde foram pacientemente distribuídos.
Ele faz parte de uma das grandes máquinas promocionais da televisão brasileira, a partir do seu canal mais importante. Sendo ele um dos cantores mais queridos do país, com tantos sucessos musicais e condutas profissional e humana exemplares. Não surpreende que tenha sido escolhido por papas da comunicação como personagem do acontecimento que ele passa a representar: o Natal.
O Papai Noel brasileiro da mídia global surgiu com a versão alegre e comercial do Natal, repetindo-se anualmente. O Papai Noel verdadeiro notabilizou-se pelos gritos de rô rô rô e Noel Roberto se misturou à religião ao lembrar várias vezes músicas de sus autoria, como o Jesus
Cristo, eu estou aqui.
Nesses anos de apresentações natalinas exclusivas, o veterano cantor sempre apresenta uma cantora nova e em fase de estrelato, interpretando juntos uma de suas canções. Para que o show não fique totalmente repetitivo a cada ano, só com a voz do grande cantor.
O charme do cantor em jogar rosas para as mulheres da platéia e a resposta entusiasmada das fãs permanecem. O Natal brasileiro ganhou nos últimos anos esse componente novo, mas que já está ficando um tanto envelhecido. Talvez um pouco saturado, mas ainda admirado por todos.
Novamente Roberto Carlos repetirá, ainda desta vez, na abertura do espetáculo musical natalino, que é " um prazer enorme estar aqui mais uma vez". O que é normal, em se tratando de uma emoção comercialmente repetida há anos.
A força da publicidade televisiva e da prática promocional repetida anualmente tornou sua imagem acoplada à noite do Natal e aos dias que o antecedem. Noel Carlos, seu penteado e suas flores.
** José Fonseca Filho é jornalista
Caricatura Roberto Carlos - Pinterest 


[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2024