Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor do Site
Autor del Sitio

Crônicas
Crónicas

Contos e Poemas
Cuentos y poemas

Artigos
Artículos

Escritores e Artistas
Escritores y Artistas

Índice
Índice

Links
Links

Contato
Contacto

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Crônicas
Crónicas
Elegante e brutal - Carlos Acurso

13/07/2020




Elegante e brutal

Por Carlos Acurso **

A gigantesca figura negra envolta em fumaça e barulho entrou na estação com seu escândalo verbal e parte das peças à vista. Um vedette preto barulhento.

A locomotiva tinha o prestígio técnico de uma Ferrari ou Mercedes. Ela tinha a posse de um
cavalo de corrida. O poder de um touro. A bestialidade com o seu magnetismo e a elegância com sua eloquência. Como expressar o poder de atração dessas máquinas.

Lá dentro, com certo desdém pelos mortais, dois homens serviam à nobre besta. Esses semideuses, esses vulcanos sempre iluminados pelo fogo do caldeirão. Sempre com um pouco de fuligem, acotovelados, que essa era sua posição favorita, eles manipulavam os órgãos secretos da diva.

A Máquina começava e desacelerava lentamente, mas, uma vez lançada em alta velocidade, adquiria ritmo para deleite de qualquer cristão.

Passei horas da minha infância vendo essas criaturas rugirem, respirando com dificuldade e parando para beber. A Deusa bebia toneladas de água de mangueiras gigantescas.

Eram rituais sagrados que nós, leigos, observávamos com assombro e reverência. Às vezes, a.curiosidade nos tornava mais devotos do que apropriados. O animal gigantesco ficava indubitavelmente inquieto com a nossa presença. Bufava e deixava escapar uma pequena coluna de fumaça branca e baixa entre as suas rodas à nossa altura, como se fosse um aviso - Não tão perto. Só aceito devotos respeitosos...

Então ela movia os seus pistões. Meu Deus que atraente!

Começava a sacudir a formação. A sua arrancada era respondida com algumas queixas. Sons de correntes com seus elos em tensão. Clin, clan,clin,clan. O arfar da deusa, alguns grunhidos de cortesãos rebeldes e depois todo o conjunto acelerava melhorando a harmonia.

Nós ficamos na plataforma. Fieis de olhos redondos, maravilhados e acompanhados por algum herói menor que carregava a garrafa de óleo gigante como um atributo olímpico.

(Artigo publicado originalmente em Acursonet.com.ar)
** Carlos Acurso: Filosofo e Educador
Crédito Imagem: Locomotiva - Oficinadanet


[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2020