Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor
Autor

Livro Fatos e Delírios
Hechos y delirios

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poesias - Crônicas
Poesias - Crónicas

Índice
Índice

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Contos
Cuentos
Duas paixões - Guillermo Piernes

04/04/2022 00:00




­
Duas paixões

de Guillermo Piernes **

Reila, morena de derreter o asfalto, morava com Tião no Rio das Pedras, a alguns quilômetros do clube Itanhangá, no Rio. Ele trabalhava cuidando do campo e jogava no dia de folga. Reila tinha todas as qualidades femininas e duas características: era compulsiva por limpeza e ciumenta.Tião tinha um monte de defeitos dos homens e duas paixões: a morena e o golfe.

Durante muito tempo, Tião foi juntando bolas de golfe perdidas no campo. Era seu orgulho, além de ver os outros homens se engasgarem ao assistir o rebolado caminhar da sua morena. Quase 1.200 bolas de golfe. Todas brancas e limpas, guardadas num canto da sala.

Quando você vai tirar esse lixo da sala, era a pergunta cotidiana que Tião escutava enquanto lavava e escovava as bolas, que às vezes acariciava com um pano até recuperarem o brilho.

Ao fazer a limpeza geral perto do fim do ano, Reila ordenou:
- Tira esse lixo, já!

Tião fez de conta que não ouviu, enquanto fazia a barba antes de ir jogar o seu golfe semanal. A morena empurrou a caixa até a janela, levantou-a com muito esforço e lançou as bolas na rua. Tião correu até a janela e viu suas bolas de golfe quicando e rodando ladeira abaixo, livres, soltas.

Cego de raiva, mas bem equilibrado nas pernas semiflexionadas, girando os ombros e completando o swing, Tião deu um tapa na mulher amada. O primeiro e o último. Mas deu. A morena caiu sentada no chão. Tião ficou imóvel no meio da sala, petrificado perante o choque de suas paixões. A morena não acreditava no que tinha acontecido. Chorando, ligou para a vizinha casa dos irmãos.

- Tião me bateu!

Os três irmãos, todos caddies, logo chegaram à casa da irmã agredida, suando e bufando. Tião se viu rodeado pelos três homens, um dos quais de mais de 1,90 metros de altura.

- Você deu um tapa na Reila? - perguntou o grandalhão.

Tião achou que estava pronunciando suas últimas palavras quando respondeu:
- Sim, bati nela...

Quase sem voz, agregou:
- Dei um tapa na sua irmã porque ela jogou fora todas as minhas bolas de golfe.

Os três irmãos se viraram para a morena:
- Você está louca...como fez uma coisa dessas, gritou o mais velho.
- Se fosse comigo te jogava pela janela, sentenciou o menor.

Um segundo depois, os quatro saíram correndo ladeira abaixo para recolher a maior quantidade possível de bolas, disputando com as crianças do bairro.

A morena ficou sozinha na sala, petrificada. Tinha a bochecha esquerda ardendo e lágrimas nos olhos. Sabia que o perdão demoraria, mas seria inevitável. Esses quatro homens, seus amores, seus afetos, eram de um outro mundo chamado golfe.

** Guillermo Piernes é jornalista, escritor e palestrante. Foi diplomata e jogador de golfe
*  Pintura de Eve Paloc - Artmajour



[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2024