Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor
Autor

Livro Fatos e Delírios
Hechos y delirios

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poesias - Crônicas
Poesias - Crónicas

Índice
Índice

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Artigos
Artículos
O Quinto Movimento - Guillermo Piernes

04/05/2022 00:00




­
O Quinto Movimento
Por Guillermo Piernes **
Um vôo inteligente no meio da tormenta.
Foi a imagem que me deixou a leitura do livro O Quinto Movimento, Propostas para uma Construção Inacabada, de Aldo Rebelo, da Jornal Já Editora, de texto claro e direto.
Ex-presidente da Câmara de Deputados, ex-Ministro da Defesa resgata sua infância de menino pobre em Alagoas e a sua longa experiência política para apresentar propostas para um "nacionalismo libertário, defensivo e democrático das nações emergentes em luta por sua emancipação"
As Forças Armadas devem aprofundar seus laços com a Nação como um todo, "desviando-se das armadilhas ideológicas e políticas", agregando que um oficial das Forças Armadas tem a obrigação de conhecer a obra de Gilberto Freyre e Euclides da Cunha para entender profundamente o Brasil.
Rebelo traz o exemplo do marechal Candido Rondon no trabalho de um militar no apoio aos índios e o seu lema de "morrer se preciso, matar nunca".
Sobre os indígenas, o autor comenta que o país enfrenta dos fenômenos nocivos ao seu bem-estar: o abandono das populações indígenas por parte da sociedade e do Estado e o aproveitamento desse estado de coisas por um aparato nacional e internacional para separar.
O livro de Rebelo, de 252 páginas, é uma cascada de idéias em busca de dar novas energias a sociedade brasileira.
O autor coloca como prioritário diminuir a " profunda desigualdade" que fere a dignidade e abala a coesão social, a segurança nacional e o processo de desenvolvimento equilibrado da sociedade.
Elizeu Soares Lópes, advogado criminalista e ouvidor da Policia do Estado de São Paulo comenta que o livro "é como um manual para que o Brasil volte aos trilhos da construção nacional".
O saudoso jornalista e escritor José Antonio Severo opina que o texto de Rebelo "oferece um feixe de propostas para o Brasil retomar seu dinamismo histórico e se mover a frente em meio à estagnação de décadas, seus impasses e desorientações...E uma obra de referencia".
Elmar Bones - jornalista, escritor e editor gaúcho -, resume com brilho a obra ao comentar que "O Brasil precisa pensar-se para se reconstruir...Isso no será obra de um livro, nem de um homem. Mas tem que ter um ponto de partida. E isso que Aldo Rebelo está propondo...".
** Guillermo Piernes, jornalista e escritor.
Imagem: Capa do livro O Quinto Movimento



[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2024