Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor
Autor

Livro Fatos e Delírios
Hechos y delirios

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poesias - Crônicas
Poesias - Crónicas

Índice
Índice

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Artigos
Artículos
Relações - Guillermo Piernes

08/06/2024 00:00




Relações 

Guillermo Piernes **­

Um livro magnífico que nunca perderá atualidade ao provar com vasta documentação histórica que as relações entre países sul-americanos sempre avançam pelo estreito caminho dos genuínos interesses nacionais, identificação cultural e destino geográfico, a beira de um precipício de ignorância, autoritarismo, arrogância e influencia extra-regional que pode levar a perda de grandes oportunidades e até a guerra.
A contrário desta resenha do livro Relações Brasil Bolívia - A construção de vínculos - , o autor Walter Auad Sotomayor quase não utiliza adjetivos para contar a difícil construção de vínculos nas relações Brasil-Bolívia. Prova também que impossível separar relações bilaterais do contexto geopolítico do todo o extremo sul do continente e dos interesses dos Estados Unidos.
Walter trabalhou para preparar o livro, com 296 páginas da editora Appris, com uma montanha de valiosa documentação, resultado de uma pesquisa em arquivos governamentais e privados, jornais, bibliografia específica e trabalhos acadêmicos.
E uma leitura indispensável para quem se interessa nas relações internacionais, e diria que obrigatória para diplomatas, acadêmicos da área, jornalistas especializados e pelos cidadãos curiosos em ver por onde marcham seus países no conserto das nações.
A guerra no Chaco, a Segunda Guerra Mundial, os golpes militares, mudaram rumos e prioridades mas a perseverança de estadistas e diplomatas com o objetivo de atingir o desenvolvimento das releções bilaterais Brasil-Bolívia, num ambiente de paz e cooperação, conseguiu avançar.
A relação bilateral Brasil-Bolívia foi definida com maestria pelo ex-chanceler e ex-embaixador de Bolívia no Brasil, Gustavo Fernándes Saavedra: "...Traz consigo, é claro a ameaça das tensões típicas de uma relação assimétrica, desigual e conflitiva com a potência continental emergente. Mas também tem um enorme potencial de cooperação econômica e política..."
O ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, é citado no livro recordando que as relações bilaterais "vão muito além das pessoas e dos governos para constituir política de Estado".
O autor do livro, sintetiza muitos episódios históricos relevantes que acabaram por moldar a realidade de ontem e hoje na região e que seguiram influenciando a realidade futura. Sem desperdiço, com objetividade, o livro é uma verdadeira aula de geopolítica e diplomacia.
Walter Auad Sotomayor é Mestre em Ciências Sociais e bacharel em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Cochabamba, Bolívia em 1948, foi repórter, redator e editor no Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Gazeta Mercantil. Fez cobertura do Ministério das Relaões Exterior e foi correspondente ou colaborador nas agencias internacionais Ansa, UPI, Notimex e AFP, além de assessor especial em 2015 na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidencia da Republica. Atualmente é pesquisador independente em Relações Internacionais.

** Guillermo Piernes: jornalista, ex-diplomata, escritor
* Capa do livro - editora Appris


[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2024