Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES

Home
Home

Autor
Autor

Livro Fatos e Delírios
Hechos y delirios

Contos
Cuentos

Artigos
Artículos

Poesias - Crônicas
Poesias - Crónicas

Índice
Índice

Correio dos Leitores
Correo de los Lectores

Guillermo Piernes
GUILLERMO PIERNES
Artigos
Artículos
Ciências humanas - (Resenha) - Guillermo Piernes

22/11/2024 00:00




C­onectando as ciências humanas 

Guillermo Piernes *
Magnífico! "Conectando as ciências humanas: novos olhares sobre a transdisciplinaridade"  merece todos os aplausos pelo sua carga de conhecimento e generosidade no estúdio para desenvolver competências, habilidades e atitudes diante do mundo e para entendermos a nós próprios.
A obra de Albenides Ramos e Mario Luis Grangeia é um trabalho de leitura imprescindível para os interessados na educação de qualidade, ou seja a ferramenta para dar esperança num mundo belicista, destruidor do meio ambiente e com mínima solidariedade. Um livro dedicado a dar ferramentas a professores para que os alunos do ensino médio desenvolvam o pensamento crítico e assim possam fazer as melhores escolhas perante fenômenos complexos.
Sem dúvidas, o trabalho é um novo olhar sobre a necessária conexão entre as diferentes disciplinas. "Tudo está ligado a tudo", o livro exemplifica, fortalece e ratifica os princípios do pensamento complexo e o que se aprende por meio dele, entre deles que "soluções imediatistas podem provocar problemas ainda maiores do que aqueles que estamos tentando resolver".
O pensamento dos grandes filósofos, professores, físicos, geógrafos, escritores, poetas, desfila oportunamente em cada uma das 365 páginas do livro da Appris Editora, robustecendo cada argumento oferecido, num desfile intelectual de alto brilho que deleita o do leitor. Uma bibliografia impecável. 
"Quando se tem repertorio intelectual, a desorientação frente a oferta de informações é menor. Deve-se ensinar a ser inteligente". As palavras citadas do filósofo francês Gilles Lipovetsky são a cada minuto mais importantes e por isso a preocupação dos autores em mostrar os caminhos possíveis para semear inteligência.

"O corpo inteiro das ciências pode ser considerado como o oceano, que é inteiramente continuo e sem interrupções ou separação..." ensinava Gottifried Leibniz no século XVII, quem no livro tem o destaque merecido para provar que a transdiciplinaridade está a vista.  
Num virtuoso carrossel, desfilam os exemplos da necessidade de integrar história, geografia, filosofia, sociologia, comunicação, superando as fronteiras entre ciências. O pensamento sistêmico é trazido oportunamente no livro, destacando que se exige uma mudança de postura, de atitudes por parte dos cientistas, professores, alunos, para entender a conectividades dos nossos problemas globais, entre elas as mudanças climáticas e as desigualdades econômicas.
A figura do novo professor emerge com o perfil de um ser sempre atualizado, que sabe usar a tecnologia para melhorar o aprendizado, que admite não ter todas as respostas, que é parceiro de aluno e que aprende com eles, que continua mantendo a autoridade, sem ser autoritário.
"Afinal, estamos aqui na Terra para criar, para preenchermos o espaço com ideias e grandes pensamentos. Para fazer algo melhor desta vida e nesta vida!" é uma das cruciais reflexões dos autores.
Albenides Ramos: professor universitário há 50 anos, mestre em Ciências. Seu curriculum é tão extenso como profundos são seus conhecimentos e a sua convicção que a saída é uma educação de qualidade.Gerenciou proetos do Laboratório de Curríçculos. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Bacharel e Licenciado em Geografia (Uerj).  Trabalhou na Texas Education Agency. Estagiou no Departamento Cultural da Embaixada do Brasil no Canada e fez cursos de especialização no Instituto Español de turismo em Madrid y na LBJ School of Public Affairs em Austin, Texas 

Mario Luis Grangeia é doutor em sociologia, bacharel em comunicação social (UFRJ), com uma variada e rica trajetória profissional. Especialista em Sociologia Política e Cultura (PUC- Rio) . Autor do livro Brasil: Cazuza, Renato Russo e a transição democrática. Analista de comunicação social do Ministério Público Federal. Realizou estudos para a Fundação Biblioteca Nacional e Centro Nacional de Cultura (Portugal). Foi professor do curso InVest e redator de Exame, OGlobo e colaborador em outras revistas. 
O livro estimula ao máximo a interação e transforma o leitor num sujeito ativo. Para os autores vai o sincero agradecimento como leitor pela valiosa contribuição para manter a esperança de um mundo um pouco melhor. 
* Guillermo Piernes escritor, jornalista e diplomata. Foi vice-reitor da Universidade Champagnat, na Argentina e Diretor de Informação Pública da OEA em Washington.




[ VOLTAR ]
Textos protegidos por Copyright - Guillermo Piernes 2024